Coronavírus, COVID, Pandemia… Q confusão é essa??

Michelle, Micheeeeeeeeeeeeelle!!! Essa confusão toda relacionada a ciência e você some?!?

Desculpe pessoal, é que eu peguei uma gripe daquelas, e com a pandemia do coronavírus acabei tendo trabalho dobrado em relação ao esclarecimento em grupos de doenças raras.

Entendi… Mas quem é esse tal de coronavírus??

Coronavírus é uma família de vírus que causam problemas respiratórios, capaz de infectar diversos organismos. Um membro dessa família é o SARS-CoV-2 que adquiriu a capacidade de infectar humanos em dezembro de 2019, apresentando alta transmissibilidade, e atingindo milhões de pessoas em diversos continentes, se tornando assim, uma pandemia!

Ah entendi, essa sigla doida aí é o nome do tal coronavírus. E o COVID, quem é??? Outro vírus?

Na verdade, é a COVID-19, esse foi o nome adotado mundialmente para a doença provocada pelo SARS-CoV-2.

Blz, agora sim!

E porque ela eh tão grave??

Como eu disse ele é altamente transmissível e em cada 100 pessoas infectadas, 20 precisam de ser hospitalizadas. Destas 20 hospitalizadas, 5 precisam de respirador mecânico…

Quando você amplifica isso para a população de um país, são milhares de pessoas precisando de equipamentos para respirar. Você acha que o sistema de saúde no Brasil tem respirador para todo mundo??

Claro que não neh! Imagina se o Brasil ia ter…hehe

Mas não é só o Brasil que não tem! Veja que nem os países desenvolvidos tem suporte para todo mundo, quando adoece todo mundo junto!

Por isso a quarentena, para que a população não adoeça toda de uma vez e o sistema de saúde consiga absorver aqueles que precisarem dele. Portanto, se você pode, #FiqueEmCasa!

Ciência RARA

Estive dentro de um grande centro universitário (Universidade Federal de Juiz de Fora) durante 15 anos, lá fiz Graduação, Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas. Neste período, atuei ativamente em projetos de pesquisa envolvendo diversas subáreas da saúde como bioquímica, biologia celular, Imunologia, genética e Biotecnologia. Também tive a oportunidade de dar aulas e senti grande satisfação em poder compartilhar o conhecimento obtido. Com o surgimento de uma doença rara, a Paraparesia espástica hereditária, tive que diminuir meu ritmo e ressignificar minha vida! Dessa maneira, surgiu o Ciência RARA, onde tenho a oportunidade de ajudar as famílias acometidas com doenças raras a entender um pouquinho sobre os termos científicos que invadiram suas vidas!

Deixe uma resposta