Em algumas doenças, o tratamento mais indicado é o transplante, seja ele de tecidos ou de órgãos. E para que um transplante possa ser realizado o receptor precisa ser compatível com o doador.
Ei Michelle, peraí, explica isso direito!?
Claro, o transplante é a substituição de células, tecidos ou órgãos doentes por outros funcionalmente saudáveis.
Ah, isso eu sei, mas e o lance da compatibilidade?
Bom, nosso organismo tem um mecanismo para reconhecer tudo que é próprio, ou seja, cada célula tem identificações que variam de indivíduo para indivíduo. Essas identificações ficam na membrana que delimita as células.
Assim, se nosso organismo detecta alguma célula que não possui o código de identificação, ele entende que ela deve ser eliminada. É um sistema de defesa, que compõe nosso sistema imunológico, não é meu, vou eliminar.
Desta maneira, quando faz-se o transplante deve-se assegurar que a compatibilidade sanguínea e imunogenética entre receptor e doador é adequada. Ou seja, que os códigos de identificação de doador e receptor sejam o mais parecido possível.
Esse código de identificação é chamado de HLA (Human Leucocyte Antigen), sendo composto por fatores de histocompatibilidade (compatibilidade de tecidos). As informações para a expressão desses fatores estão contidas em genes localizados no cromossomo 6.
A análise de compatibilidade é realizada em testes laboratoriais específicos, a partir das amostras de sangue do doador e do receptor. Quanto maior é a compatibilidade, maior é a possibilidade de não haver rejeição ao transplante!
Rejeição?? Como assim, Michelle?
É quando o Sistema imunológico do doador ataca a célula/tecido/órgão transplantado, por entender que ele é intruso ao organismo e não tem código de identificação próprio.
E não há uma maneira de evitar essa rejeição??
Após os transplantes, os receptores passam a tomar medicamentos chamados imunossupressores por toda a vida. Esses medicamentos diminuem a rejeição ao suprimir a resposta imunológica do receptor, diminuindo assim, o ataque ao “invasor”.
Hm.. entendi! Você tinha citado a doação de medula… como seria? Medula é um órgão??
Vamos deixar esta conversa para próxima neh?!
Ciência RARA
muito legal esse site parabéns pelo conteúdo. Your content is
very good. i like so much all about it
muito legal esse site parabéns pelo conteúdo. Your
content is very good. i like so much all about it
verygood the website i like it so much
gostei muito do seu site parabéns
verygood the website, i like so much it
your website is very good, congratulations on the content.
I really liked your website, congratulations on the content
gostei muito do seu site parabéns pelo conteúdo