Pera aí Michelle, você tá falando que nosso sistema de defesa causa doenças?
Isso mesmo! A função do sistema imune é nos proteger de agentes externos que coloquem em risco nossa saúde.
E para isso, ele adota várias estratégias de ação, sendo que elas acontecem de maneira coordenada e equilibrada. Quando algo não acontece como planejado, podemos ter uma injúria ao nosso próprio organismo!
Nosso exército de defesa é formado tanto por células como por moléculas especializadas que constituem dois tipos de batalhões: a imunidade inata e a imunidade adaptativa.
Lá vem você complicar, podia deixar tudo como defesa e tava bom…rsrs
Eh fácil, veja só: a imunidade inata é aquela que nascemos com ela, não depende de situação nenhuma para existir. Ela é direcionada contra o invasor sempre da mesma maneira: primeiro ela tenta impedir com que ele entre no organismo (barreiras como pele e mucosas), se ele entrar, ela dispara um alarme gritando para o organismo que há uma invasão (mecanismos inflamatórios).
Então se uma bactéria entrar no nosso organismo, a imunidade inata só grita??
rsrs… que nada! Eu tava só recuperando o folego…rsrs A imunidade inata também têm células que tentam literalmente devorar qualquer invasor que surja!
E como ela sabe que é invasor??
O invasor tem um selo no qual está escrito PAMPS (Padrões moleculares associados a patógenos).
Bom, se for assim, a imunidade inata resolve tudo! Para que tem a outra?
Como eu te falei, a imunidade inata só sabe agir de uma maneira e, algumas vezes, o invasor consegue passar por ela com certa eficiência…
Ahhhh, aí lascou tudo, como a imunidade adquirida vai achar ele?
A imunidade inata não só recruta várias células de defesa, como faz um retrato falado do invasor. Assim, as células da imunidade adquirida (linfócitos B) produzem moléculas específicas (anticorpos) que marcam o invasor para a morte.
Tudo em total sintonia e equilíbrio, se faltar ou sobrar um elo nessa corrente, temos uma doença do sistema imune.
Ciência RARA