Quando realizamos um exame de sequenciamento genético, seja ele de um único gene ou do genoma inteiro, na interpretação dos resultados encontramos com frequência as palavras: homozigoto e/ou heterozigoto.
Sim Michelle, já vi isso sim!!! Mas o que significa??
Lembra quando falamos sobre cromossomos? Então, eu lhe disse que havia dois cromossomos de cada tipo, ou seja, eles existiam aos pares em nossas células. E que os cromossomos são constituídos por genes, que são sequencias de DNA com algum tipo de informação.
Bom, se os cromossomos estão aos pares e eles são constituídos de genes, podemos afirmar que os genes também ocorrem aos pares em cada célula.
Quando dois genes para determinada característica são iguais, dizemos que o organismo é homozigoto para aquele gene.
Mas se os dois genes responsáveis por determinada característica são diferentes, falamos em heterozigoto.
Hm… entendi Michelle, bacana! Meu filho tem fenilcetonúria, segundo o médico o gene PHA tem duas cópias defeituosas no meu filho, e estão em homozigose.
Isso aí, muito bem! É um belo exemplo de uma doença rara que ocorre quando as duas cópias de um gene são iguais e defeituosas.
Michelle, e se eu tiver genes diferentes para a PHA, um defeituoso e outro não, sei que serei heterozigoto para esta característica. Mas eu vou ter a doença ou não??
Excelente dúvida, mas vamos conversar sobre dominância e recessividade na próxima, ok?
Ciência RARA