Na conversa passada, vimos que no DNA estão guardadas todas as informações da célula, como em uma enciclopédia. E que ele é constituído por uma sequência de letras (A, T, C, G), quando há um erro nesta sequência, podemos vir a desenvolver uma doença genética.
Se abrirmos um livro, veremos que aquelas milhares de letrinhas de nosso alfabeto estão organizadas. Um olhar atento nos mostra que temos capítulos, parágrafos, frases e orações.
Michelle, ah, não! Entendo menos português que Ciências!
Tudo bem! Então observe que temos várias partes neste livro, ok? Assim é nosso DNA, ele é dividido em várias partes!
Com o auxílio de um microscópio conseguimos observar a organização do DNA em cromossomos. Isso mesmo o cromossomo, nada mais é que o DNA enrolado em proteínas, similar ao que acontece em um carretel de linha!
Mas… Michelle, o que são proteínas?
Proteínas são moléculas especiais que estudaremos em breve…
E para que o DNA se enrola? Para dificultar as coisas??
Que nada! A célula não gastaria tempo enrolando o DNA à toa.
O que ocorre é que para crescermos, repormos as células perdidas e formar gametas (espermatozóide e óvulo), precisamos que nossas células se multipliquem. E para que as células formadas tenham a mesma informação da célula mãe, elas devem possuir o mesmo material genético, certo?
Assim, para se multiplicarem as células precisam antes duplicar o DNA. Daí peço para você imaginar, uma célula de 10 µm (1 centímetro dividido por mil) tendo dentro 2 metros de DNA…rsrs…
E este DNA tendo que se dividir em duas partes iguais… fica mais fácil se organizarmos em carretéis… ou cromossomos, você não acha?
Na espécie humana o DNA é organizado em 46 cromossomos, sendo que temos 23 pares, ou seja, 23 cromossomos vindos de nosso pai e 23 de nossa mãe.
Michelle, mas e as doenças genéticas causadas por problemas nos cromossomos??
Vamos deixar para a próxima conversa, neh?
Ciência RARA
#TODOSpelosRAROS #doencasraras #VidasRaras #CienciaRARA #doencasgeneticas #errosinatosdometabilismo #errosinatosdaimunidade #anomaliascongenitas #imunodeficiencias
verygood the website. gostei muito do site parabéns