Sabemos que nosso DNA possui todas as informações para o perfeito funcionamento de nosso organismo e que ele é constituído por uma sequência de letrinhas. Vimos também que uma alteração nessa sequência pode causar uma doença genética.
Nos casos onde o médico suspeita de uma doença de origem genética, para que haja o diagnóstico definitivo é solicitado um exame genético. Sendo o Painel genético pedido quando o médico desconfia de uma determinada doença.
Ixxiiiii… como assim Michelle?
Vamos supor que seus sintomas, bem como os exames de imagem e sangue, evidenciem sinais de que você possui uma paraparesia espástica como eu. Primeiro o médico tenta descobrir qual a causa daqueles sintomas, utilizando exames de imagem e sangue.
Depois de descartadas outras causas, o médico pode suspeitar de uma doença de origem genética pertencente ao grupo da Paraparesia Espástica Hereditária. Desta maneira, nos pede para fazer o painel genético envolvendo três genes relacionados a essa doença, que ele desconfia ser a causa.
Ou seja, no painel genético, o médico já sabe qual gene ou grupo de genes deve ser analisado pelo laboratório genético, ele já tem uma suspeita de onde esteja o erro na sequência de letrinhas. Assim, o laboratório investiga justamente as sequências indicadas, comparando os resultados obtidos no seu DNA com a sequência já conhecida como saudável.
O painel genético é indicado também quando se deseja estimar se uma pessoa, de uma família acometida por uma determinada doença, vai desenvolvê-la ou não. Por exemplo, eu tenho uma doença genética que só “apareceu” aos 28 anos, e tenho uma filha. Será que ela também vai ter a doença?
Esse teste genético pode nos dizer se ela tem a sequência “defeituosa” ou não. E assim, nos indicar se há uma possibilidade de ela desenvolver a doença. Sendo importante ressaltar que existem casos de pessoas que são portadoras do gene e não desenvolvem a doença.
Pode-se usar o painel genético também para estimar o risco de transmitir a doença genética específica aos descendentes, nesse caso, o casal precisa fazer o exame.
Beleza Michelle, mas pelo que você me disse, parece que o painel genético é usado quando há pistas de qual seria a doença em questão, mas e se meu médico não tiver nem noção de onde vem a doença, o que faremos?
Nesse caso, precisamos falar sobre isso em uma próxima conversa, ok?
Ciência RARA
Hey there, I think your site might be having browser compatibility issues.
When I look at your blog site in Ie, it looks fine but
when opening in Internet Explorer, it has some overlapping.
I just wanted to give you a quick heads up! Other
then that, very good blog!
we will check, thank you!