Michelle, tava vendo um noticiário falando de uma doença que a pessoa fica com uma mobilidade enorme, consegue até encostar o dedão da mão no punho. Você conhece??
Você deve estar falando da Síndrome de Ehlers-Danlos, carinhosamente apelidada de SED, nela as articulações podem ser extremamente frouxas, permitindo uma maior mobilidade.
E o que faz as pessoas com SED ter toda essa mobilidade?
Elas têm uma alteração na síntese do colágeno, uma das proteínas mais abundantes em nosso organismo, afetando a sustentação, resistência e elasticidade do tecido conjuntivo.
Eita, lá vem você com esse monte de nome… Explica isso aí!
O tecido conjuntivo está presente em todo nosso organismo contribuindo para sua integridade/sustentação, como o cimento na construção de uma casa.
Nossa, se a gente tem esse tal colágeno em todo corpo, essa doença deve ter mais sintomas neh?
Isso mesmo, o espectro clínico dessa doença é bem amplo, sendo os sintomas mais comuns a hipermobilidade articular, hiperextensibilidade da pele, complicações no trato gastrointestinal, fragilidade tecidual generalizada e as dores crônicas.
E quando isso começa??
Geralmente na infância, mas erroneamente os médicos falam que são dores do crescimento, que as complicações do trato gastrointestinal devem-se a ansiedade e outras neuroses… Sempre menosprezando os sintomas.
Ah, tratando as dores com remédios, parece uma doença tranquila…
Nada disso!
A hipermobilidade articular acarreta lesões, luxações e deslocamentos frequentes, pessoas com SED também têm frequentemente problemas de cicatrização e alguns órgãos com funcionamento inadequado. E quando o trato gastrointestinal é acometido, tem refluxo e muita dor ao se alimentar!
Eita! Agora entendi a seriedade disso!
Pois eh, e os tratamentos são apenas paliativos com fisioterapia e analgésicos.
E se a pessoa ingerir colágeno, não ajuda não?
Em partes, o colágeno vai ser digerido e transformado em pedacinhos de proteína (os aminoácidos), que são absorvidos e disponibilizados para a síntese de proteínas, ajudando a não faltar matéria-prima para a síntese do colágeno.
Ciência RARA