Na última conversa, falamos sobre o tratamento para o COVID-19 através da transfusão de plasma.
Sim, verdade Michelle! E ficou uma dúvida, como nosso corpo combate os invasores?? Porque umas pessoas se curam de infecção e outras não??
Ótima pergunta!!! Mas vamos por partes, ok?
Nosso corpo tem uma capacidade bem legal de reconhecer aquilo que é invasor, ou melhor, que não pertence a ele para se proteger. E quando ele vê algo que não pertence a ele, ele parte para cima tentando eliminar o que lhe é estranho.
Caramba! E como? O que ele usa para se defender?
Bom, para se defender de possíveis invasores nosso organismo tem um grande exército chamado Sistema Imune. O batalhão de frente desse exército é treinado e está preparado para evitar a entrada do invasor e atacá-lo, seja ele qual for.
Uai Michelle! Se tem esse batalhão de frente aí, porque ficamos doentes?
O problema é que do mesmo jeito que temos um batalhão para atacar o invasor, ele tenta nos driblar o tempo todo e fugir do nosso exército, enganando-o.
Assim, muitas vezes, é necessário um segundo batalhão entrar em ação. Agora o exército vai agir de maneira direcionada, sabendo quem é o invasor, e atacando-o de maneira especifica.
Eita Michelle! Agora complicou!
Hm… Imagine que o invasor tente entrar na sua casa (seu corpo). Inicialmente ele se depara com o portão da sua casa, olha, e avalia que o portão não está trancado e entra.
Uma vez que entra em seu quintal, o invasor tenta entrar dentro da sua casa e, para isso, precisa passar pela porta da sala e se identificar. Com essa identificação seu organismo obtém informações do invasor.
E assim, ocorre um treinamento de alguns soldados dentro desse segundo batalhão, que se especializaram em identificar este invasor, e eliminá-lo. Em um próximo combate, nosso corpo quando ver o invasor, já o ataca de maneira mais eficaz.
E quando essas defesas falham???
Vamos deixar isso para a próxima neh?
Ciência RARA