Michelle, ontem fiquei assustado, com medo… uma pessoa teve uma crise epiléptica e disseram para eu colocar o dedo na boca dela para não enrolar a língua, mas ela me mordeu! ?
Calma, vamos entender o que aconteceu?
Nessa convulsão que você citou a pessoa caiu e começou a se debater. Você também deve ter reparado que ela “babou bastante”, neh?
Convulsão… Epilepsia… é tudo a mesma coisa?
Não, convulsão é um sintoma, um evento. Já epilepsia é uma doença, onde a pessoa tem duas ou mais convulsões…
Michelle, e por que isso ocorre?
Então… os neurônios transmitem informação utilizando impulsos nervosos ordenados. Em uma convulsão, este impulso se dá de maneira intensa e desordenada, como num curto-circuito. Devido a isso, pode haver quedas, movimentos desordenados, excesso de saliva, liberação de urina, olhos abertos e fixos, perda de consciência. Deve ser mais ou menos como você presenciou…
A crise é sempre igual?
Não, há diferentes tipos de convulsões podendo ocorrer desde a forma mais grave que você presenciou até uma crise de ausência em que os olhos ficam fixos em um ponto ou com movimentos descontrolados e repetitivos. Nesse caso, a pessoa não se bate, mas se você passar a mão na frente dos olhos dela, ela não reagirá. Os sintomas variam, entre outros fatores, conforme a região do cérebro afetada pelo curto-circuito.
E porque ela me mordeu?
Durante a crise, podem ocorrer contrações involuntárias da musculatura, por isso você viu ela se debater… Em alguns casos, a pessoa pode ranger os dentes, por isso, não coloque o dedo na boca dela.
Fiquei com medo, ela “babava” tanto… Será que eu peguei isso, Michelle?
Não, a epilepsia não é contagiosa!
E como posso ajudar, se isso ocorrer de novo?
Você deve primeiro virar a pessoa de lado evitando que ela se engasgue com o excesso de saliva/vômito. Depois, cuide para que a pessoa não se machuque e coloque algo macio embaixo de sua cabeça. É importante contar o tempo da convulsão e chamar socorro médico para que ela passe pelo atendimento necessário. Convulsões acima de 2 minutos são mais sérias.
Ciência RARA
Queria entender o que é um ataque epilético ????os médicos não falam nada passa anos ou meses sem ter e do nada acontece