Michelle, tava vendo uma reportagem que falava do uso de biomarcadores, o que é isso???
Opa! Que dúvida bacana! Biomarcador é um parâmetro genético, imunológico ou bioquímico que pode ser mensurado ajudando na avaliação do estado de saúde-doença de um indivíduo.
Eita Michelle!!! O que anda fazendo na quarentena?? Estudando palavras difíceis no dicionário?? Não entendi nada do que você falou!!!
rsrs… desculpa! Então vamos traduzir isso neh?
No nosso organismo, tudo está ou deveria estar em equilíbrio, inclusive a quantidade de cada coisa dentro dele.
E quando há um desequilíbrio, provocado por exemplo por uma doença, a quantidade de algumas substâncias dentro do nosso organismo pode variar. Por exemplo, quando alguém está quente, você logo corre pega o termômetro… Nossa temperatura é um biomarcador!
Você já reparou que vira e mexe precisamos fazer um exame de sangue?? Então, lá estão sendo medidas as quantidades de algumas moléculas e células que norteiam os médicos a tomarem algumas medidas.
Hm.. acho que entendi, mas então porque na matéria eles diziam que estavam buscando biomarcadores?? Os médicos não conhecem todos?
Não, os bons biomarcadores são específicos para cada situação e/ou doença e indicam por exemplo a progressão de uma doença ou a eficácia de um medicamento que está sendo utilizado em seu tratamento.
Bons exemplos de biomarcadores que a maioria de nós conhece é medida da pressão arterial e nível de “açúcar” no sangue, que podem indicar hipertensão e diabetes, respectivamente.
A identificação da quantidade de um biomarcador alterada pode nortear um diagnóstico precoce e mudar o curso da doença, melhorando a qualidade de vida do paciente.
Agora sim! Mas … se a quantificação do biomarcador é tão importante, não precisamos mais nem ir ao médico, pela dosagem já podemos saber o que temos…
Não é tão simples assim! A quantificação do biomarcador é importante só se for analisada junto com a histórico clínico e o exame físico do paciente por um médico.
Ciência RARA