Eita, Michelle, que isso?
A discinesia ciliar primária (DCP) é uma doença rara, onde os cílios não se movimentam de maneira adequada.
E o que é cílio? Para que ele serve?
Os cílios são como pequenos cabelos existentes na superfície de algumas células, quando se movimentam de maneira coordenada deslocam fluídos sobre a superfície celular.
No trato respiratório, por exemplo, os cílios móveis limpam nossas vias aéreas sendo a primeira linha de defesa contra microorganismos.
Quando não funcionam de maneira adequada, transformam nosso trato respiratório em verdadeiros reservatórios de bactérias, causando infecções repetitivas como a rinite e a sinusite crônicas e, adicionalmente otite.
E isso pega Michelle??
Não, a DCP não é transmissível, trata-se de uma doença genética, ou seja, causada por alguma informação escrita erroneamente em nosso DNA.
E como os médicos descobrem que você tem isso??
Então, esses sintomas iniciais são comuns a várias doenças e é comum os profissionais da saúde confundirem, achando que a causa é alérgica…
Sintomas iniciais?? Não é só isso não?
Quem derá!!! Geralmente a DCP só é diagnosticada quando o médico se depara com sintomas mais severos como situs inversus, bronquiectasia e problemas de fertilidade.
Ãh?? Traduz isso aí Michelle!
Em mulheres, os cílios móveis estão presentes na tuba uterina e auxiliam no deslocamento do embrião até o útero, quando estão disfuncionais pode ocorrer grávidez tubária. Já em homens, com DCP, o espermatozóide pode ter sua mobilidade prejudicada, levando a subfertilidade.
E esse nome estranho aí: situs inversus, o que é?
Trata-se da inversão da assimetria corporal (direita-esquerda) em relação ao posicionamento dos órgãos. É um dos principais achados clínicos vistos em um raio-x comum que levam os médicos a desconfiar que há algo além de uma simples infecção, mas nem todo mundo com DCP apresenta.
E a bronquiectasia?
A ocorrência de inflamações e infecções recorrentes gera um quadro de bronquiectasia, onde há a dilatação dos brônquios. Neste caso, a manifestação clínica é a tosse crônica e produtiva, um dos principais sinais clínicos para a DCP.
Outro dia uma pessoa tossia tanto do meu lado que fiquei assustado! Ela até correu para o banheiro…
Pois é, a tosse é muito forte visando eliminar o excesso de muco, a pessoa tem a sensação de que está se sufocando.
E teria cura, Michelle?
Não, sendo muito importante a realização contínua de fisioterapia respiratória e limpeza das vias aéreas.
E a tal Síndrome de Kartaneger? Tem haver com isso??
Tem sim, eh um tipo de DCP, mas vamos deixar para outra conversa neh??
Ciência RARA