Michelle, tenho escutado o termo saturação com frequência nos noticiários… Mas afinal de contas o que é saturação??
Excelente pergunta!! Usamos esse termo para nos referir a taxa de oxigenação do nosso sangue. Em dias comuns, em repouso, o normal é que a porcentagem de oxigênio em nosso sangue seja de 98%, com pequenas variações de indivíduo para outro.
E qual a importância de se saber disso?? Qual a relação com a COVID-19??
Geralmente uma queda na saturação é indicativo de que há alguma doença interferindo no funcionamento de nosso pulmão, não permitindo que o oxigênio seja corretamente captado do ar.
Nos casos de COVID-19, podem nos alertar sobre o momento correto de procurarmos atendimento médico…
Como assim, Michelle?
Geralmente quando somos diagnósticados com COVID-19, o médico nos prescreve alguns medicamentos e nos manda para casa, pedindo que fiquemos em isolamento. Nos dizem também que caso tenhamos falta de ar, devemos procurar atendimento médico e passar por nova avaliação.
E onde entra a tal saturação nisso?
Em muitos casos, o COVID-19 provoca o que chamamos de hipóxia silenciosa, ou seja uma queda em nossa saturação, sem que tenhamos como sintoma a falta de ar. E nesse caso, só sabemos que a oxigenação está baixa se medirmos a mesma através de um oxímetro de dedo.
Caso tenhamos diagnóstico de COVID-19 e nossa taxa de oxigenação esteja abaixo de 95% devemos procurar atendimento médico com urgência, mesmo que não estejamos com falta de ar!
Mas como eu vou saber isso??
Existem oxímetros de pulso (ou dedo) que são vendidos para uso doméstico, basta você colocar na ponta de seu dedo e seguir as instruções de uso do fabricante, que ele medirá sua taxa de oxigenação.
Qualquer um pode medir??
Sim, mas é importante observar algumas dicas: não esteja de unha pintada nem grande, além disso nossa mão não pode estar friaaaa!
Mas porque?
Esses fatores interferem no funcionamento do oxímetro!
Ciência RARA
Suas explicação foram muito útil para mim está de parabéns.
gratidão, ciencia rara sempre a sua disposição!
Michele minha mãe sofre de fibromialgia e vive se queixando de muitas dores, você pode me ajudar com este caso?
Não é fácil conviver com dores neh? No caso de fibromialgia é recomendada atividade física para ajudar na redução dos sintomas, exercícios na água como hidroterapia podem ajudá-la. Comente com o médico dela a respeito e veja se ela pode fazer algo nesse sentido.