Quando nós temos uma doença crônica ou uma doença rara muitas coisas passam pela nossa cabeça. Não são poucos os questionamentos, os sentimentos e até mesmo a culpa. Por isso é sempre bom sermos lembrados desses 4 pontos importantes:
- Sua doença não é sua culpa.
Por mais que as vezes você se sinta culpado, não é sua culpa você ter uma doença. Não foi você que definiu como seria a sua genética ou a situação que provocou a sua doença. Não foi sua escolha.
- Você não escolheu ficar mal.
Principalmente se sua doença faz com que você fique mal constantemente, é bom lembrar que isso também não é uma escolha sua. Ninguém escolhe ficar mal. Você não precisa carregar o peso de uma decisão que você não tomou. Se você pudesse, você estaria bem.
- Você não está deixando ninguém pra baixo por estar mal.
Além de nos preocuparmos com as nossas dores, nos preocupamos constantemente com todos os que estão ao nosso redor. Por isso até fingimos estar bem quando não estamos. Não queremos deixar ninguém mal por nossa causa. Porém a verdade é que as pessoas que nos amam e se importam com a gente vão nos entender. Você não vai estragar o dia de ninguém por ser verdadeiro a respeito daquilo que você está sentindo.
- Você não falhou em nada por estar doente.
Ter uma doença não faz com que você tenha falhado em nada na sua vida. O fato da sua experiência, dos seus sonhos e das suas conquistas serem diferentes das da maioria das pessoas não as fazem menores ou menos valiosas, apenas diferentes.
